sábado, 26 de janeiro de 2008

Manual Merck - Medical Terms Glossary

Medical Terms

À primeira vista, a terminologia médica pode parecer com uma língua estrangeira. Mas freqüentemente, a chave para a compreensão dos termos médicos consiste em concentrarmo-nos em seus componentes (prefixos, raízes e sufixos). Exemplificando, espondilólise é uma combinação de “espondilo”, que significa vértebra, e “lise”, que significa dissolver ou degenerar. Portanto, espondilólise significa dissolução ou degeneração de uma vértebra.

Os mesmos componentes são utilizados em muitos termos médicos. “Espondilo” mais “ite”, que significa inflamação, forma espondilite, uma inflamação da vértebra. O mesmo prefixo acrescido de “malacia”, que significa macio, forma espondilomalacia, um amolecimento das vértebras. Saber o significado de um pequeno número de componentes pode ajudar o leitor na interpretação de grande número de termos médicos. A lista a seguir define muitos prefixos, raízes e sufixos médicos de uso comum.

Com freqüência, são fornecidos termos médicos, habitualmente entre parênteses, em seguida ao termo leigo. Há uma lista de prefixos, raízes e sufixos utilizados na terminologia médica. Essa lista pode ajudar a levantar o véu de mistério que paira sobre o vocabulário polissilábico da medicina.

Get in!

Nenhum comentário: